top of page
imigrantes.jpg

VALE APENA FECHAR AS FRONTEIRAS

Início: Bem-vindo

SAIU NA IMPRENSA

Trump ameaça fechar fronteira dos EUA com México na próxima semana

Donald Trump ameaça fechar a fronteira dos Estados Unidos com o México e afirma que as leis de migração de seu país são fracas. O presidente quer construir um muro na fronteira, barrando a entrada de imigrantes em seu país.

"Se o México não parar imediatamente toda a imigração ilegal que chega aos Estados Unidos por meio do sul da fronteira eu irei fechar a fronteira ou grandes seções dela na próxima semana" disse Trump em suas redes sociais. O secretário de relações exteriores do México rebateu dizendo que o México não trabalha sobre ameaça e que seu país é grande vizinho dos EUA

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/03/29/trump-ameaca-fechar-fronteira-dos-eua-com-mexico-na-proxima-semana.ghtml

me.jpg
Início: Sobre

Maduro fecha fronteira da Venezuela com o Brasil por tempo indefinido

São Paulo, 21/02/2019 - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, determinou nesta quinta-feira o fechamento da fronteira com o Brasil, por tempo indeterminado, em meio a um plano de lideranças oposicionistas para entregar ajuda humanitária ao país em crise. Na televisão estatal, Maduro disse ainda que avalia o fechamento da fronteira com a Colômbia. Autoridades locais fecharam nesta semana por tempo indeterminado as fronteiras marítima e aérea com as ilhas caribenhas de Aruba, Curaçau e Bonaire.Líderes oposicionistas têm planejado enviar ajuda à Venezuela a partir da Colômbia e do Brasil. Maduro afirma que essa ajuda significará minar seu poder e acabaria por derrubá-lo do poder. Para ele, o país não necessita desse auxílio.

https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2019/02/21/interna_internacional,1032523/maduro-fecha-fronteira-da-venezuela-com-o-brasil-por-tempo-indefinido.shtml

maduro.jpg
Início: Sobre

O fluxo de imigração ao Brasil desde a chegada dos portugueses

Desde o tempo em que o Brasil foi colônia, a vinda de imigrantes foi um tema para o país, que já teve uma parcela expressiva da sua população composta por estrangeiros. Hoje, no entanto, o cenário é outro. Estamos falando de cerca de 700 mil imigrantes estimados entre os mais de 200 milhões de brasileiros. Isso é pouco quando comparado a países como os Estados Unidos, que têm o maior volume absoluto de imigrantes na sua população, ou países reconhecidos por políticas específicas para a atração de estrangeiros como o Canadá e a Austrália.


Na sua versão atualizada, o fluxo de estrangeiros ganha novas dimensões, mas também recoloca reflexões antigas. O Brasil deseja e está pronto para receber essas pessoas? Como controlar sua entrada e regular sua permanência? Quais serão os efeitos, do ponto de vista social e cultural? Até agora, o investimento parece ter sido maior no plano legal e institucional. Desde maio de 2017, o país conta com uma nova Lei de Migração, que substitui o Estatuto do Estrangeiro, em vigor desde 1980, mas formulado originalmente no período da ditadura militar. Esforços de documentação e regularização dessa população estão em curso.

Nacionalidade dos imigrantes que chegaram ao Brasil Entre 2000 e 2016, segundo dados da Polícia Federal

https://www.nexojornal.com.br/grafico/2018/06/11/O-fluxo-de-imigração-ao-Brasil-desde-a-chegada-dos-portugueses

ab-.jpg
Início: Sobre

Brasil tem cerca de 30,8 mil imigrantes venezuelanos; somente em 2018 chegaram 10 mil, diz IBGE

No Brasil, temos uma quantidade enorme de imigrantes venezuelanos devido a grande falta de qualidade de vida e a crise na Venezuela. De acordo com o IBGE são, no total, são 30,8 mil imigrantes apenas venezuelanos, sendo que nos 6 primeiros meses de 2018 chegaram 10 mil. Em 2015, haviam cerca de mil imigrantes, ou seja, em 3 anos chegaram aproximadamente 30 mil imigrantes. O IBGE aponta que de todos os venezuelanos, 99% está em Roraima, na cidade de Pacaraima e na capital, Boa Vista. A população do estado é estimada em 576,6 mil habitantes, sendo 375,4 na capital.

O IBGE estima que para 2019, cerca de 15,6 mil imigrantes venham para o Brasil. Em 2020 este número tende a diminuir, diz o orgão. Mas caso as projeções do IBGE se concretizem, em 2022 é estimado que tenhamos 79 mil imigrantes do país vizinho.

https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/08/29/brasil-tem-cerca-de-308-mil-imigrantes-venezuelanos-somente-em-2018-chegaram-10-mil-diz-ibge.ghtml

ab+.jpg
Início: Sobre

GRÁFICOS

trump bb.png
Grafico 2.0.png
Nicolau Maduro 6969.png
Nuvem.png
Início: Recursos

Muito já se falou sobre os atentados em Paris e sobre o terrorismo; é evidente que muita coisa ainda pode ser dita e haverá de ser. Vamos falar sobre os refugiados, pois são vítimas do terrorismo e alguns os colocam como um “grande problema” que devemos (aprender a) lidar. Não! O problema não são os refugiados, mas a forma de sociedade que construímos que não é preparada para receber pessoas diferentes.
Para nós a abertura das fronteiras é correto, pois os refugiados são pessoas como nós, que querem uma vida próspera não com destruição. Ao nosso ponto de vista fechar as fronteiras é desumano, deixar pessoas na miséria é um ponto podre da personalidade de alguns líderes, devemos abri las sim!
Para lidar com a vinda de refugiados nós achamos que são necessários dois passos:
Primeiro, o que tem que ser feito é construir um conjunto mínimo de normas, obrigatório, onde esteja incluída a liberdade religiosa, a proteção da liberdade individual, os direitos das mulheres, etc., e tudo isto tem que ser feito sem o medo de parecer "ocidental demais".
Segundo, devemos insistir na tolerância. Na aceitação de diferentes formas de vida. Aceitar que o mundo é composto de infinitas formas de ser e viver nele.

Breno Moreira; Davi Sad; Leonardo Costa; Matheus Prata

Início: Citação
Buscar
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Início: Blog2
bottom of page